O artigo 225 da Constituição Federal afirma que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Motirô BA, fazendo parte dessa “coletividade” acredita que a luta pela preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Como se diz “não existe planeta B”, temos o dever civilizatório de cuidar deste planeta, nosso lar.
Assim é de interesse fundamental realizar ações e procurar parcerias nessa área.
Ações de Canteiros Coletivos: desde 2018 Motirô BA vem mantendo uma forte parceria com o grupo Canteiros Coletivos, organização que trabalha com recuperação ambiental e permacultura, fornecendo apoio administrativo e técnico, para a implementação de quatro projetos (de 2019 a 2022) aprovados e financiados pelo Fundo Socioambiental CASA e implementados em Salvador.
– Apoio para o projeto “Remo Sem-Fronteiras” que trabalha com jovens de comunidades carentes em stand-up, canoagem e outros.