Na área de cultura Motirô BA vem desenvolvendo importantes iniciativas:
2022 – Exposição A Cidade Mágica -Salvador em Postais, amostra de 300 cartões postais antigos, desde os primórdios até meados do século XX), realizada no Museu Carlos Costa Pinto, de 15 de setembro a 11 de novembro de 2022. Com patrocínio da SECULT Salvador.
Estrategia Escadarte, que resgata espaços degradados, (escadarias e muros de Salvador) para recuperação artístico-cultural, com técnicas mistas como pintura e mosaico. Foram implementados dois projetos para essas atividades recuperando 5 escadarias, dois espaços para esportes e vários muros.
Exposição Mulheres da Comunidade, 2019, Salvador, realizada pelo reconhecido fotógrafo Antonello Veneri, para Motirô Ba, registrando mulheres da comunidade, de diferentes idades, em suas casas ou espaços. Antonello Veneri, fotógrafo profissional premiado e reconhecido por fotografar periferias do Brasil.
Projeto Unhão das Artes, com recuperação de áreas degradadas da comunidade do Solar do Unhão (hoje importante ponto turístico da cidade), com pinturas murais, reproduções de fotografias da comunidade, pintura de espaços de lazer e esportes, recuperação em mosaico artístico de uma importante escadaria da comunidade, entre outros.
Exposição “Salvador em Postais 1901-1970”, uma mostra inédita de 300 cartões postais da cidade do Salvador que vão desde os primórdios do século XX até a década de 70. Realizada no Museu Carlos Costa Pinto em 2016 -2017.
Em 2019 a diretoria de Motirô BA realizou articulações junto à gestão do Museu de Arte Moderna da Bahia-MAM, para estabelecimento de parceria das ações da nossa instituição e as do MAM. Entre as estratégias estão, uma maior interação entre o MAM e os/as jovens do Solar do Unhão e a Gamboa; cursos de arte e incentivo a exposições, vídeos, cinema e trabalhos culturais com novos artistas.