A Favela Venceu! é um projeto inovador que visa contribuir diretamente na amenização da crise social, psicológica, econômica e produtiva gerada pela pandemia do coronavirus junto a 400 famílias das comunidades /favelas do a Alagados (6 bairros), Mata Escura, Gamboa e Solar do Unhão, na cidade de Salvador.
O formato adotado de supressão pela quarentena no Brasil não é factível para a realidade de 11,5 milhões de habitantes das comunidades menos favorecidas do Brasil , pois vários motivos: os adultos economicamente ativos não podem ficar por um longo período em isolamento sem poder batalhar pelo sustento da família; as moradias não tem capacidade nem conforto para comportar todas as pessoas de uma família por um longo tempo.
Assim se não for criada uma estratégia que abranja um apoio eficiente de recursos em espécie, comunicação precisa e ações que façam que as famílias não precisem sair desesperadamente na procura do sustento e abandonar o isolamento, o contágio comunitário é eminente e perigoso.
A Favela Venceu! Uma iniciativa coordenada pelo Grupo Cultural Bagunçaço, e Motirô BA, com apoio de IKIGAI Brasil, parcerias associadas e lideranças comunitárias, baseia-se num tripé: apoio às famílias mais vulneráveis, apoio à economia local nas comunidades e evitar o contágio comunitário.
A estratégia comporta:
Captar recursos: financeiros, em mercadorias e humanos para apoiar as famílias nas comunidades/ favelas mais carentes; apoiar o empreendedorismo local; priorizar as mulheres chefas de família; e incentivar os comportamentos de segurança, dentro das possibilidades das favelas.