NOTÍCIAS

29 | jun | 2022

A Favela Venceu! é um projeto inovador que visa contribuir diretamente na amenização da crise social, psicológica, econômica e produtiva gerada pela pandemia do coronavirus junto a 400 famílias das comunidades /favelas do a Alagados (6 bairros), Mata Escura, Gamboa e Solar do Unhão, na cidade de Salvador.

O formato adotado de supressão pela quarentena no Brasil não é factível para a realidade de 11,5 milhões de habitantes das comunidades menos favorecidas do Brasil , pois vários motivos: os adultos economicamente ativos não podem ficar por um longo período em isolamento sem poder batalhar pelo sustento da família; as moradias não tem capacidade nem conforto para comportar todas as pessoas de uma família por um longo tempo.

Assim se não for criada uma estratégia que abranja um apoio eficiente de recursos em espécie, comunicação precisa e ações que façam que as famílias não precisem sair desesperadamente na procura do sustento e abandonar o isolamento, o contágio comunitário é eminente e perigoso.

A Favela Venceu! Uma iniciativa coordenada pelo Grupo Cultural Bagunçaço, e Motirô BA, com apoio de IKIGAI Brasil, parcerias associadas e lideranças comunitárias, baseia-se num tripé: apoio às famílias mais vulneráveis, apoio à economia local nas comunidades e evitar o contágio comunitário.

A estratégia comporta:

Captar recursos: financeiros, em mercadorias e humanos para apoiar as famílias nas comunidades/ favelas mais carentes; apoiar o empreendedorismo local; priorizar as mulheres chefas de família; e incentivar os comportamentos de segurança, dentro das possibilidades das favelas.

Comentários

Mais notícias

15 | set | 2025
O projeto “Além do Arco-Íris”, uma parceria entre o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador – MOTIRO BA e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) , está promovendo a qualificação social e profissional para 56 pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ em Salvador. Com um investimento de R$ 231.010,80 , a iniciativa garante um mínimo de 60% das vagas para pessoas trans e oferece cursos em áreas como Auxiliar de Cozinha, Garçom para turismo e Receptivo Turismo Local. O projeto também foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais através de oficinas de arte-educação, buscando fortalecer a inclusão e a empregabilidade da comunidade. Leia mais.
08 | set | 2025
A ONG Motirô BA concluiu com sucesso o encontro de mulheres e ancestralidade “Iya Ori”. Realizado ao longo de três segundas-feiras, o evento criou um espaço de acolhimento para discutir saberes ancestrais, saúde mental e a importância do autocuidado como ferramenta de fortalecimento. A jornada foi finalizada com uma oficina de turbantes, um ato simbólico de coroação e celebração da identidade e da herança cultural. O encontro cumpriu seu objetivo de formar um “quilombo de afeto”, deixando as participantes mais fortes, conectadas com suas raízes e unidas como comunidade.
05 | set | 2025
Em um evento marcante que sinaliza a reta final do curso de Auxiliar de Cozinha, os alunos do projeto “Além do Arco-Íris” participaram de uma aula especial de massas artesanais na última quinta-feira. A atividade, que aprofundou as habilidades técnicas dos futuros profissionais da gastronomia, representa o sucesso da parceria entre a Motirô BA, o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) e a SETRE. Mais do que uma aula, o momento celebrou a jornada de capacitação e empoderamento de jovens LGBTQIAPN+, que em breve estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho com talento e confiança.
14 | ago | 2025
O projeto “Além do Arco-íris”, uma parceria entre a Motirô BA e a SETRE, está capacitando profissionalmente a comunidade LGBTQIAPN+ de Salvador através de cursos como o de auxiliar de cozinha, focando na rica culinária baiana. Em um cenário de alta vulnerabilidade e desemprego para esta população no Brasil, a iniciativa se destaca por criar um caminho direto para a inserção no aquecido mercado de trabalho do turismo na Bahia, conectando talentos qualificados a oportunidades reais em um setor em plena expansão e gerando, assim, inclusão e desenvolvimento econômico.
02 | jul | 2025
Em uma aliança pioneira, a Motirô BA, o Banco Mundial e o Instituto Mais Diversidade unem forças em Salvador para uma pesquisa fundamental: vamos medir o custo real da LGBTfobia para o Brasil. Nos próximos dois meses, nossos pesquisadores estarão em campo, e a sua voz é a ferramenta mais poderosa para a mudança. Se você faz parte da comunidade LGBTQIAPN+ e for abordado(a/e), participe! Sua contribuição é essencial para transformar dados em políticas públicas que salvam vidas e constroem um futuro onde a igualdade e o respeito não sejam apenas um ideal, mas uma realidade.
29 | jun | 2025
A ONG Motirô, fundada em 2001 em Salvador, ampliou sua atuação ao longo dos anos, passando do apoio a mulheres impactadas pelo HIV/AIDS para o fortalecimento de coletivos e ONGs em áreas como cultura, educação, proteção social e promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+. Afiliada à ABGLT, a organização oferece cursos, bolsas, apoio jurídico e psicológico, além de fomentar a inclusão e combater o preconceito, especialmente em bairros populares de Salvador. Com parcerias e projetos, a Motirô contribui para a formação de novas lideranças e para a transformação social, celebrando conquistas e inspirando orgulho na comunidade LGBTQIAPN+.