NOTÍCIAS

29 | jul | 2022

Foi realizada em Montreal, Canadá, a 24ª Conferência Mundial de Aids – Aids2022. Ativistas, profissionais de saúde, pesquisadores/as, cientistas reconhecidos/as mundialmente e uma gama diversa de participantes, de várias partes do mundo, se reuniram para trocar experiências, conhecer outras realidades e boas práticas no enfrentamento do HIV e a aids.
Nesse contexto, o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador / Motirô BA manteve por três dias um espaço chamado Brazil Network+, na Global Village.
O estande foi o único do Brasil na Aids2022, servindo como local de encontro dos/as participantes do Brasil e América Latina, e até de países como Paquistão. Nele distribuímos folhetos, cartazes e as tradicionais fitas do Bonfim, com temas de campanhas globais da ONU como “Zero Discriminação” e “Livres e Iguais”, em três idiomas. Foi, também, uma oportunidade para construir novas alianças e, coletivamente, articular estratégias para potencializar o ativismo, em prol de vencer a Aids. Foram dias intensos, que nos fizeram refletir sobre desafios nacionais e regionais que espelham a atual conjuntura mundial, que exigem mobilização permanente e constante das organizações da sociedade civil, maior engajamento das lideranças e uma potencialização do respeito à ciência.


Algumas das pautas centrais da 24° Conferência:
• Seguir as evidencias científicas e desconstruir mitos
• Diminuir desigualdades e exclusões, como as barreiras migratórias dos paieses ricos( como o Canadá, onde houve muitos problemas para emissão do visto para entrada no país, que acabou por excluir pessoas do evento, impactando com ausências notórias e importantes para as discussões.
• Forte respaldo pela defesa da estratégia I=I, indetectável é igual a intransmissível, que conta com evidencias cientificas suficientes para ser amplamente divulgada.
• incorporação da PrEP ( Profilaxia Pré-exposição) injetável por todos os países, o que diminuiria custos e aumentaria a adesão, já que é apenas uma injeção cada 2 meses;
• incorporação de medicação injetável para pessoas vivendo com HIV;
• Novos desafios de epidemias como a da Monkeypox (Varíola dos Macacos) que nos levam a desafios científicos e de natureza comunitária, para enfrentar o estigma e a discriminação.
O lema da Aids2022 de “re-engajamento”, está longe de ser uma realidade, uma vez que existem muitas barreiras para a participação da sociedade civil e as comunidades mais afetadas.
Para Jair Brandão, ativista pernambucano presente na Conferência “O tema da Conferencia, portanto, não podia ser mais pertinente. Não podemos “fechar o olhos”, temos que reconhecer que é tarefa urgente para nós, da sociedade civil, “Re-tomar” nosso ativismo regional, atuarmos coletivamente e, assim visibilizarmos a agenda política, incidindo nos espaços de tomada de decisão de forma organizada e apresentando para o mundo nossa força política”.
Durante o evento, os participantes presentes elaboramos a Carta de Montreal, para os futuros governantes do Brasil (Presidente e governadores/as) solicitando a reestruturação na Resposta (federal e subnacional) ao HIV/Aids.
Motirô BA, na pessoa do Coordenador Geral, Javier Angonoa, se sentiu muito prestigiada em poder participado da Conferência, uma vez que em 2020, mesmo tendo ganhado um espaço similar e bolsas para participação, não se conseguiu ir a São Francisco, Estados Unidos, por conta da pandemia de Covid19.
Esperamos participar novamente na 25° Conferência e que muitas das situações que hoje nos preocupam, tenham melhorado.
A luta continua !

Comentários

Mais notícias

19 | jun | 2026
A tecnologia é o principal motor da economia contemporânea, mas o acesso às suas ferramentas e oportunidades ainda é desigual. Dados de institutos de pesquisa apontam que, embora as mulheres representem a metade da população, elas ocupam menos de 25% dos cargos de liderança e técnicos na área de TI no Brasil. Quando cruzamos esses dados com o recorte de raça e a realidade do Nordeste, a subrepresentação de mulheres negras e LBT+ evidencia a urgência de ações afirmativas estruturadas.
07 | jun | 2026
Entre os dias 26 e 31 de julho de 2026, acontecerá no Rio de Janeiro a 26ª Conferência Internacional de AIDS, a AIDS 2026, no RioCentro Convention Centre. No Pavilhão 2, a Global Village reunirá cultura, arte e ativismo em HIV de várias partes do mundo. Nesse espaço tão simbólico, a Rede Lusófona de Pessoas Vivendo com HIV e a Motirô BA apresentarão um número musical no palco da Global Village. Como parte dessa apresentação, será exibida ao fundo uma homenagem especial a ativistas e pessoas que tornaram pública sua sorologia e ajudaram a construir a história da luta contra a AIDS no Brasil ao longo das últimas décadas.
28 | maio | 2026
Nos dias 26 e 27 de maio, Brasília sediou o seminário “Caminhos para o Enfrentamento da Determinação Social na Resposta à Tuberculose”, encontro promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para fortalecer estratégias de proteção social, cuidado integral e articulação intersetorial diante de uma das doenças mais marcadas pelas desigualdades sociais no país. O evento reuniu gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil para debater caminhos concretos de enfrentamento da tuberculose com base na realidade das populações mais vulnerabilizadas. Leia Mais…
13 | maio | 2026
No dia 12 de maio, a Motirô BA lançou, em parceria com o Instituto Matizes e o Banco Mundial, os resultados de uma pesquisa que lança luz sobre um dos efeitos mais perversos da discriminação: o impacto econômico da LGBTfobia no Brasil. Os números são contundentes. Segundo o estudo, o país perde cerca de R$ 94,4 bilhões por ano em razão da exclusão e do preconceito que afastam pessoas LGBTQIAPN+ do mercado de trabalho. Leia mais…