NOTÍCIAS

29 | jul | 2022

Foi realizada em Montreal, Canadá, a 24ª Conferência Mundial de Aids – Aids2022. Ativistas, profissionais de saúde, pesquisadores/as, cientistas reconhecidos/as mundialmente e uma gama diversa de participantes, de várias partes do mundo, se reuniram para trocar experiências, conhecer outras realidades e boas práticas no enfrentamento do HIV e a aids.
Nesse contexto, o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador / Motirô BA manteve por três dias um espaço chamado Brazil Network+, na Global Village.
O estande foi o único do Brasil na Aids2022, servindo como local de encontro dos/as participantes do Brasil e América Latina, e até de países como Paquistão. Nele distribuímos folhetos, cartazes e as tradicionais fitas do Bonfim, com temas de campanhas globais da ONU como “Zero Discriminação” e “Livres e Iguais”, em três idiomas. Foi, também, uma oportunidade para construir novas alianças e, coletivamente, articular estratégias para potencializar o ativismo, em prol de vencer a Aids. Foram dias intensos, que nos fizeram refletir sobre desafios nacionais e regionais que espelham a atual conjuntura mundial, que exigem mobilização permanente e constante das organizações da sociedade civil, maior engajamento das lideranças e uma potencialização do respeito à ciência.


Algumas das pautas centrais da 24° Conferência:
• Seguir as evidencias científicas e desconstruir mitos
• Diminuir desigualdades e exclusões, como as barreiras migratórias dos paieses ricos( como o Canadá, onde houve muitos problemas para emissão do visto para entrada no país, que acabou por excluir pessoas do evento, impactando com ausências notórias e importantes para as discussões.
• Forte respaldo pela defesa da estratégia I=I, indetectável é igual a intransmissível, que conta com evidencias cientificas suficientes para ser amplamente divulgada.
• incorporação da PrEP ( Profilaxia Pré-exposição) injetável por todos os países, o que diminuiria custos e aumentaria a adesão, já que é apenas uma injeção cada 2 meses;
• incorporação de medicação injetável para pessoas vivendo com HIV;
• Novos desafios de epidemias como a da Monkeypox (Varíola dos Macacos) que nos levam a desafios científicos e de natureza comunitária, para enfrentar o estigma e a discriminação.
O lema da Aids2022 de “re-engajamento”, está longe de ser uma realidade, uma vez que existem muitas barreiras para a participação da sociedade civil e as comunidades mais afetadas.
Para Jair Brandão, ativista pernambucano presente na Conferência “O tema da Conferencia, portanto, não podia ser mais pertinente. Não podemos “fechar o olhos”, temos que reconhecer que é tarefa urgente para nós, da sociedade civil, “Re-tomar” nosso ativismo regional, atuarmos coletivamente e, assim visibilizarmos a agenda política, incidindo nos espaços de tomada de decisão de forma organizada e apresentando para o mundo nossa força política”.
Durante o evento, os participantes presentes elaboramos a Carta de Montreal, para os futuros governantes do Brasil (Presidente e governadores/as) solicitando a reestruturação na Resposta (federal e subnacional) ao HIV/Aids.
Motirô BA, na pessoa do Coordenador Geral, Javier Angonoa, se sentiu muito prestigiada em poder participado da Conferência, uma vez que em 2020, mesmo tendo ganhado um espaço similar e bolsas para participação, não se conseguiu ir a São Francisco, Estados Unidos, por conta da pandemia de Covid19.
Esperamos participar novamente na 25° Conferência e que muitas das situações que hoje nos preocupam, tenham melhorado.
A luta continua !

Comentários

Mais notícias

27 | ago | 2024
O artigo destaca a realização da 25ª Conferência Internacional de AIDS em Munique, Alemanha, que reuniu especialistas e ativistas para discutir as inovações na resposta global à epidemia de AIDS. Com o objetivo de compartilhar os principais pontos abordados na conferência com a população de Salvador, será realizado o evento Ecos de Munique, no dia 29 de agosto de 2024, na Escola de Saúde Pública de Salvador. O evento oferece uma oportunidade para a comunidade se informar sobre as últimas novidades e estratégias na luta contra a AIDS.
18 | jan | 2024
Este artigo desmistifica as hepatites A, B e C, explicando suas causas, modos de transmissão e medidas preventivas. Destaca a importância da vacinação para hepatites A e B, enquanto enfatiza práticas seguras para evitar a hepatite C. A informação é crucial para quebrar estigmas, promover a conscientização e construir uma sociedade saudável.