NOTÍCIAS

29 | jun | 2022

A Favela Venceu! é um projeto inovador que visa contribuir diretamente na amenização da crise social, psicológica, econômica e produtiva gerada pela pandemia do coronavirus junto a 400 famílias das comunidades /favelas do a Alagados (6 bairros), Mata Escura, Gamboa e Solar do Unhão, na cidade de Salvador.

O formato adotado de supressão pela quarentena no Brasil não é factível para a realidade de 11,5 milhões de habitantes das comunidades menos favorecidas do Brasil , pois vários motivos: os adultos economicamente ativos não podem ficar por um longo período em isolamento sem poder batalhar pelo sustento da família; as moradias não tem capacidade nem conforto para comportar todas as pessoas de uma família por um longo tempo.

Assim se não for criada uma estratégia que abranja um apoio eficiente de recursos em espécie, comunicação precisa e ações que façam que as famílias não precisem sair desesperadamente na procura do sustento e abandonar o isolamento, o contágio comunitário é eminente e perigoso.

A Favela Venceu! Uma iniciativa coordenada pelo Grupo Cultural Bagunçaço, e Motirô BA, com apoio de IKIGAI Brasil, parcerias associadas e lideranças comunitárias, baseia-se num tripé: apoio às famílias mais vulneráveis, apoio à economia local nas comunidades e evitar o contágio comunitário.

A estratégia comporta:

Captar recursos: financeiros, em mercadorias e humanos para apoiar as famílias nas comunidades/ favelas mais carentes; apoiar o empreendedorismo local; priorizar as mulheres chefas de família; e incentivar os comportamentos de segurança, dentro das possibilidades das favelas.

Comentários

Mais notícias

19 | jun | 2026
A tecnologia é o principal motor da economia contemporânea, mas o acesso às suas ferramentas e oportunidades ainda é desigual. Dados de institutos de pesquisa apontam que, embora as mulheres representem a metade da população, elas ocupam menos de 25% dos cargos de liderança e técnicos na área de TI no Brasil. Quando cruzamos esses dados com o recorte de raça e a realidade do Nordeste, a subrepresentação de mulheres negras e LBT+ evidencia a urgência de ações afirmativas estruturadas.
07 | jun | 2026
Entre os dias 26 e 31 de julho de 2026, acontecerá no Rio de Janeiro a 26ª Conferência Internacional de AIDS, a AIDS 2026, no RioCentro Convention Centre. No Pavilhão 2, a Global Village reunirá cultura, arte e ativismo em HIV de várias partes do mundo. Nesse espaço tão simbólico, a Rede Lusófona de Pessoas Vivendo com HIV e a Motirô BA apresentarão um número musical no palco da Global Village. Como parte dessa apresentação, será exibida ao fundo uma homenagem especial a ativistas e pessoas que tornaram pública sua sorologia e ajudaram a construir a história da luta contra a AIDS no Brasil ao longo das últimas décadas.
28 | maio | 2026
Nos dias 26 e 27 de maio, Brasília sediou o seminário “Caminhos para o Enfrentamento da Determinação Social na Resposta à Tuberculose”, encontro promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para fortalecer estratégias de proteção social, cuidado integral e articulação intersetorial diante de uma das doenças mais marcadas pelas desigualdades sociais no país. O evento reuniu gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil para debater caminhos concretos de enfrentamento da tuberculose com base na realidade das populações mais vulnerabilizadas. Leia Mais…
13 | maio | 2026
No dia 12 de maio, a Motirô BA lançou, em parceria com o Instituto Matizes e o Banco Mundial, os resultados de uma pesquisa que lança luz sobre um dos efeitos mais perversos da discriminação: o impacto econômico da LGBTfobia no Brasil. Os números são contundentes. Segundo o estudo, o país perde cerca de R$ 94,4 bilhões por ano em razão da exclusão e do preconceito que afastam pessoas LGBTQIAPN+ do mercado de trabalho. Leia mais…