NOTÍCIAS

29 | jun | 2022

A Formação Ecofeminista propõe fortalecer mulheres lideranças de lutas pela defesa de seus territórios e saberes

O projeto Formação Ecofeminista para o Bem Viver, uma realização do movimento Canteiros Coletivos, com suporte de Motirô BA e financiamento do Fundo Casa Sociambiental, proporcionou, ao longo de dois meses de 2021, encontros e mentorias online como um espaço de trocas de conhecimento e de fortalecimento político para mulheres líderes ou que estão assumindo papel de liderança em organizações atuantes em contextos de conflito ambiental em Salvador e na Bahia. O encontro de abertura, no dia 4 de outubro, contou com a participação de Mãe Beth de Oxum, Iyalorixá do Ilê Axé Oxum Karê, mestra coquista e comunicadora pernambucana, com mais de 30 anos de atuação em Olinda, e que conquistou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em agosto deste ano. A Formação teve apoio da Aliança Gagga (Global Alliance for Green and Gender Action) e do Fundo Socioambiental Casa.

Como forma de estimular e apoiar as participantes, a formação ofereceu uma bolsa para oito mulheres: Bárbara Ramos, do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP); Driele Amunã, da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), Jeane dos Santos, do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia (MNCR/BA), Juliana Santos Silva, do Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), Fátima Gavião, do Coletivo Mulheres de Fibra Calabar, Michele Almeida, da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), Solidade dos Santos Rodrigues, da Associação dos Moradores de Cassange, e Suzany Varela Felix, do Centro Cultural que Ladeira é Essa?.

A FORMAÇÃO

Ao longo dos meses de outubro e novembro, foram oferecidos oito encontros com educadoras e convidadas para falar sobre temas como ativismo digital, mulheres na política, e manifestações em grandes marchas, por exemplo, trazendo à tona depoimentos de experiências reais, estratégias de lutas, conquistas, e aprendizados sobre legislações ambientais e justiça climática. Os temas foram desdobrados em novas discussões durante encontros semanais com duas mentoras, que fizeram a escuta das problemáticas trazidas por cada bolsista, provocando debates sobre caminhos possíveis para o fortalecimento de suas lutas.

Como forma de experimentar na prática o uso de alguns instrumentos de mocráticos, as bolsistas foram desafiadas a engajar suas comunidades na mobilização de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Escola Verde, criado coletivamente por representantes de 18 escolas públicas na última edição do Projeto Escola Verde com Afeto (2020) com o objetivo de garantir a arborização e a extinção de resíduos irregulares no entorno das escolas públicas da cidade de Salvador.

Por fim, as bolsistas tiveram a tarefa de, conjuntamente, participar dos encontros da Frente Parlamentar Mista Ambientalista da Câmara Municipal de Salvador, e de realizar coletivamente uma audiência pública sobre um tema que reunisse suas lutas.

Comentários

Mais notícias

19 | jun | 2026
A tecnologia é o principal motor da economia contemporânea, mas o acesso às suas ferramentas e oportunidades ainda é desigual. Dados de institutos de pesquisa apontam que, embora as mulheres representem a metade da população, elas ocupam menos de 25% dos cargos de liderança e técnicos na área de TI no Brasil. Quando cruzamos esses dados com o recorte de raça e a realidade do Nordeste, a subrepresentação de mulheres negras e LBT+ evidencia a urgência de ações afirmativas estruturadas.
07 | jun | 2026
Entre os dias 26 e 31 de julho de 2026, acontecerá no Rio de Janeiro a 26ª Conferência Internacional de AIDS, a AIDS 2026, no RioCentro Convention Centre. No Pavilhão 2, a Global Village reunirá cultura, arte e ativismo em HIV de várias partes do mundo. Nesse espaço tão simbólico, a Rede Lusófona de Pessoas Vivendo com HIV e a Motirô BA apresentarão um número musical no palco da Global Village. Como parte dessa apresentação, será exibida ao fundo uma homenagem especial a ativistas e pessoas que tornaram pública sua sorologia e ajudaram a construir a história da luta contra a AIDS no Brasil ao longo das últimas décadas.
28 | maio | 2026
Nos dias 26 e 27 de maio, Brasília sediou o seminário “Caminhos para o Enfrentamento da Determinação Social na Resposta à Tuberculose”, encontro promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para fortalecer estratégias de proteção social, cuidado integral e articulação intersetorial diante de uma das doenças mais marcadas pelas desigualdades sociais no país. O evento reuniu gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil para debater caminhos concretos de enfrentamento da tuberculose com base na realidade das populações mais vulnerabilizadas. Leia Mais…
13 | maio | 2026
No dia 12 de maio, a Motirô BA lançou, em parceria com o Instituto Matizes e o Banco Mundial, os resultados de uma pesquisa que lança luz sobre um dos efeitos mais perversos da discriminação: o impacto econômico da LGBTfobia no Brasil. Os números são contundentes. Segundo o estudo, o país perde cerca de R$ 94,4 bilhões por ano em razão da exclusão e do preconceito que afastam pessoas LGBTQIAPN+ do mercado de trabalho. Leia mais…