ÁREAS DE ATUAÇÃO

Arte e cultura

Na área de cultura Motirô BA vem desenvolvendo importantes iniciativas:

2022 – Exposição A Cidade Mágica -Salvador em Postais, amostra de 300 cartões postais antigos, desde os primórdios até meados do século XX), realizada no Museu Carlos Costa Pinto, de 15 de setembro a 11 de novembro de 2022. Com patrocínio da SECULT Salvador.

Estrategia Escadarte, que resgata espaços degradados, (escadarias e muros de Salvador) para recuperação artístico-cultural, com técnicas mistas como pintura e mosaico. Foram implementados dois projetos para essas atividades recuperando 5 escadarias, dois espaços para esportes e vários muros.

Exposição Mulheres da Comunidade, 2019, Salvador, realizada pelo reconhecido fotógrafo Antonello Veneri, para Motirô Ba, registrando mulheres da comunidade, de diferentes idades, em suas casas ou espaços. Antonello Veneri, fotógrafo profissional premiado e reconhecido por fotografar periferias do Brasil.

Projeto Unhão das Artes, com recuperação de áreas degradadas da comunidade do Solar do Unhão (hoje importante ponto turístico da cidade), com pinturas murais, reproduções de fotografias da comunidade, pintura de espaços de lazer e esportes, recuperação em mosaico artístico de uma importante escadaria da comunidade, entre outros.

Exposição “Salvador em Postais 1901-1970”, uma mostra inédita de 300 cartões postais da cidade do Salvador que vão desde os primórdios do século XX até a década de 70. Realizada no Museu Carlos Costa Pinto em 2016 -2017.

Em 2019 a diretoria de Motirô BA realizou articulações junto à gestão do Museu de Arte Moderna da Bahia-MAM, para estabelecimento de parceria das ações da nossa instituição e as do MAM. Entre as estratégias estão, uma maior interação entre o MAM e os/as jovens do Solar do Unhão e a Gamboa; cursos de arte e incentivo a exposições, vídeos, cinema e trabalhos culturais com novos artistas.

Saúde

O principal foco na área de saúde é trabalhar na resposta ao HIV e Aids. Isso inclui ações e projetos que incluam as pessoas mais afetadas pela epidemia.

Dentre as ações permanentes em saúde está a divulgação de orientações sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis- IST e HIV/Aids e agravos correlatos.

Uma das suas áreas específicas é o Núcleo de Mulheres PositHIVas com ações que incluem prevenção, apoio à adesão ao tratamento, sexualidade e combate ao estigma e discriminação.

Se trabalha na qualificação para o ativismo e as ações de base comunitária, com foco nas novas tecnologias, como as mídias digitais.

Motirô BA também participa de eventos de capacitação promovidos por outras OSC (como o GAPA Bahia) ou centros universitários (Ex. UNIJORGE).

Meio Ambiente

O artigo 225 da Constituição Federal afirma que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Motirô BA, fazendo parte dessa “coletividade” acredita que a luta pela preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Como se diz “não existe planeta B”, temos o dever civilizatório de cuidar deste planeta, nosso lar.

Assim é de interesse fundamental realizar ações e procurar parcerias nessa área.

Ações de Canteiros Coletivos: desde 2018 Motirô BA vem mantendo uma forte parceria com o grupo Canteiros Coletivos, organização que trabalha com recuperação ambiental e permacultura, fornecendo apoio administrativo e técnico, para a implementação de quatro projetos (de 2019 a 2022) aprovados e financiados pelo Fundo Socioambiental CASA e implementados em Salvador.

– Apoio para o projeto “Remo Sem-Fronteiras” que trabalha com jovens de comunidades carentes em stand-up, canoagem e outros.

Educação

Motirô BA acredita que a educação e a formação de pessoas deve ser um dos pilares da instituição, nesse sentido implementa projetos de execução direta e realiza parcerias para ações com outras instituições.

Formação para adolescentes e jovens

Motirô BA tem inscrição no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Salvador- CMDCA

– Umas das mais importantes ações, até o momento, foi o convenio com o Banco Mundial, com parceria da Secretaria de Educação da Bahia para suporte de ações estratégias do projeto “Melhorando as aspirações, o sucesso educacional e a saúde através de educadores e redes de pares: apoio à intervenção nas escolas”, realizado de 2018 a 2020. O projeto tinha como foco ações de educação sobre expectativas de vida, gravidez não planejada e prevenção de IST e HIV em adolescentes e jovens da rede pública de ensino de Salvador.

Motirô BA realizou capacitações e ações com mobilizadores escolares; concurso de vídeos e implementou uma Pesquisa, no final do Projeto, para 8.000 alunos em 80 da rede pública estadual de Salvador.

– Em 208 foi realizada uma parceria com o Grupo Cultural Bagunçaço, que atendo crianças e adolescentes das bairros pertencentes á região chamada dos Alagados, periferia de Salvador. O Bagunçaço trabalha na perspectiva do reforço escolar, incentivo à permanência de crianças e adolescentes na escola e do aprendizado por meio da música, com instrumentos musicais de percussão realizados com materiais reciclados.

– Formação para jovens negros de periferia, realizado pelo grupo Focus Moda Social Sustentável, que realiza ensaios de moda, dança, capacitação em cidadania, cursos diversos como costura, silk, teatro, dança, música, customização e confecção de roupas com moda afro e outros afins. A estratégia tem ajudado inúmeros jovens a se aceitar e reconhecer suas diferenças, fora dos padrões da moda comercial. O grupo trabalha com pessoas diversas, em situações de alta vulnerabilidade social. Por conta do incentivo direto do grupo (já que é uma condição para permanecer no mesmo) muitos jovens retomaram os estudos, muitos deles ingressaram na universidade.

Formação para mulheres

Um dos públicos prioritários da instituição são as mulheres mais vulneráveis, assim se trabalha com mulheres soropositivas para o HIV ( PositHIVas) e também, em parceria, com outras mulheres como lideranças comunitárias.

Educação em turismo

Uma das estratégias para a geração de emprego e renda para as pessoas menos favorecidas é nas áreas de turismo e hospitalidade. Motirô BA está desenvolvendo O projeto TURISMO E HOSPITALIDADE GERAM EMPREGO E RENDA, é uma iniciativa de qualificação técnica para jovens e adultos, que pretendam trabalhar nas áreas de turismo, com foco nas pessoas de menor renda, visando uma inclusão rápida no mercado de trabalho, na geração de renda autónoma ou como fornecedores de serviços, ajudando assim, o desenvolvimento das economias locais.

No cenário atual brasileiro onde as pessoas em situação de pobreza têm muita dificuldade em ter acesso à educação superior e tecnológica, muitas vezes parando os estudos no ensino fundamental e médio, a possibilidade de realizar um curso técnico e ou profissionalizante surge como uma alternativa viável e necessária para abertura de oportunidades no mundo do trabalho e geração de renda.

Esportes

A estratégia “Mais educação, menos facção”, visa o intercambio de jovens de comunidades mais vulneráveis para que possam se conhecer e reconhecer “no outro” um igual.

Por meio de atividades atraentes e participativas como o esporte, as artes e a cultura, se pretende mostrar aos jovens outras realidades e saídas para suas vidas, contribuindo para a diminuição da criminalidade e marginalidade e uma convivência pacífica entre os jovens moradores de Salvador.

Os jovens são encorajados a interagir com os pares, integrar-se e conhecer outros bairros e comunidades para que enxerguem que somos apenas uma espécie única, a humana.
Algumas atividades:

– Parceria com a ACDM, com visita da galera das comunidades do Solar do Unhão e Gamboa ao bairro de Pirajá, para treinos de futebol com os jovens desse bairro.
– Patrocínio do time de futebol formado por jovens do Centro de Salvador, para participarem de torneios interbairros.

Ação Social

Durando os dois primeiros anos da pandemia de Covid19, e as restrições impostas por ela, o Grupo Cultural Bagunçaço e Motirô BA, em parceria com IKIGAI Brasil, junto a indivíduos, famílias, ONGs e lideranças de comunidades de Salvador, implementou a campanha A Favela Venceu!, O Coronavirus Perdeu, com o objetivo de ajudar e fortalecer o ecossistema de sobrevivência nas favelas e diminuir o contágio comunitário.

Foram atendidas a 400 famílias, de 8 bairros periféricos de Salvador, com fornecimento de:​

– Favela Voucher, um suporte de R$ 120,00 para cada família por 3 meses, depositado em contas das/os titulares, para compra de suprimentos, gás de cozinha etc. Incentivando a compra com fornecedores locais para movimentar a economia nas comunidades
– Microcrédito solidário para microempreendedoras/as das comunidades (lanches, comidas etc.)
– Confecção e distribuição de máscaras para as famílias atendidas.
– Ações de divulgação com campanhas de prevenção contra o Coronavirus nas comunidades.
– Cestas Básicas de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza
– Apoio para cadastro para auxílios dos governos e outras demandas de documentação
– Distribuição de Vale Gás

Nosso Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed with the ID 1 found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Seja um colaborador

Faça a sua parte! Ajude uma pessoal a encontrar seu lugar no mundo. Você pode escolher um projeto e se canditar a uma vaga de voluntário e colaborar com seu conhecimento. Agradecemos a sua atitude.

Nossos Apoiadores