NOTÍCIAS

15 | set | 2025

Uma importante parceria foi firmada para fortalecer a inclusão e a empregabilidade em Salvador. O projeto “Além do Arco-Íris”, oficializado pelo Termo de Fomento N°1/2025, é uma iniciativa conjunta entre o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador – MOTIRO BA e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE. Assinado em 19 de fevereiro de 2025, o acordo visa transformar vidas por meio da capacitação profissional.

Com um investimento de R$ 231.010,80 em parcela única , o principal objetivo da parceria é executar ações de Qualificação Social e Profissional para 56 pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ no município de Salvador. O projeto se destaca por sua ação afirmativa, garantindo um percentual mínimo de 60% das vagas para pessoas trans, um dos grupos mais vulneráveis no mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos foram pensados para atender às demandas do setor de serviços e turismo da capital baiana, incluindo:

  • Auxiliar de Cozinha
  • Garçom para turismo
  • Receptivo Turismo Local

Além da formação técnica, o projeto “Além do Arco-Íris” possui um diferencial importante: o estímulo de habilidades socioemocionais. Essa abordagem integral será realizada por meio de oficinas de arte-educação, que visam fortalecer a autoestima, a expressão corporal, a criatividade e o respeito à diversidade.

Para garantir o sucesso da iniciativa, foi montada uma equipe de trabalho multidisciplinar e dedicada, com funções que cobrem todas as necessidades do projeto:

  • Coordenação Geral: Responsável pelo planejamento estratégico e supervisão geral do projeto.
  • Coordenação Pedagógica: Focada no planejamento educacional, seleção de instrutores e garantia da qualidade do ensino.
  • Coordenação Executiva: Cuida da execução operacional e logística dos cursos e oficinas.
  • Assistentes de Administração: Prestam suporte em questões documentais, contratuais e na prestação de contas.
  • Professores: Especialistas responsáveis por ministrar os cursos técnicos com uma metodologia inclusiva.
  • Oficineiras: Conduzem as atividades de desenvolvimento socioemocional.
  • Mobilizadoras: Atuam na captação e retenção do público-alvo, divulgando o projeto e apoiando os alunos durante sua permanência.
  • Designer: Cria toda a identidade visual e os materiais gráficos para divulgação.

O projeto “Além do Arco-Íris” representa um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, oferecendo não apenas conhecimento técnico, mas também um ambiente de acolhimento e desenvolvimento pessoal para a comunidade LGBTQIAPN+ de Salvador.

Acesse o documento na intrega!

Comentários

Mais notícias

19 | jun | 2026
A tecnologia é o principal motor da economia contemporânea, mas o acesso às suas ferramentas e oportunidades ainda é desigual. Dados de institutos de pesquisa apontam que, embora as mulheres representem a metade da população, elas ocupam menos de 25% dos cargos de liderança e técnicos na área de TI no Brasil. Quando cruzamos esses dados com o recorte de raça e a realidade do Nordeste, a subrepresentação de mulheres negras e LBT+ evidencia a urgência de ações afirmativas estruturadas.
07 | jun | 2026
Entre os dias 26 e 31 de julho de 2026, acontecerá no Rio de Janeiro a 26ª Conferência Internacional de AIDS, a AIDS 2026, no RioCentro Convention Centre. No Pavilhão 2, a Global Village reunirá cultura, arte e ativismo em HIV de várias partes do mundo. Nesse espaço tão simbólico, a Rede Lusófona de Pessoas Vivendo com HIV e a Motirô BA apresentarão um número musical no palco da Global Village. Como parte dessa apresentação, será exibida ao fundo uma homenagem especial a ativistas e pessoas que tornaram pública sua sorologia e ajudaram a construir a história da luta contra a AIDS no Brasil ao longo das últimas décadas.
28 | maio | 2026
Nos dias 26 e 27 de maio, Brasília sediou o seminário “Caminhos para o Enfrentamento da Determinação Social na Resposta à Tuberculose”, encontro promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para fortalecer estratégias de proteção social, cuidado integral e articulação intersetorial diante de uma das doenças mais marcadas pelas desigualdades sociais no país. O evento reuniu gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil para debater caminhos concretos de enfrentamento da tuberculose com base na realidade das populações mais vulnerabilizadas. Leia Mais…
13 | maio | 2026
No dia 12 de maio, a Motirô BA lançou, em parceria com o Instituto Matizes e o Banco Mundial, os resultados de uma pesquisa que lança luz sobre um dos efeitos mais perversos da discriminação: o impacto econômico da LGBTfobia no Brasil. Os números são contundentes. Segundo o estudo, o país perde cerca de R$ 94,4 bilhões por ano em razão da exclusão e do preconceito que afastam pessoas LGBTQIAPN+ do mercado de trabalho. Leia mais…