NOTÍCIAS

29 | jun | 2022

Durante o mês de agosto de 2019, equipes de Motirô BA jundo à Secretaria de Educação do Estado estarão realizando bate-papos sobre saúde, gravidez na adolescência e protagonismo juvenil.

Estas atividades se encontram no âmbito do projeto Educação e Saúde: Gravidez na Adolescência – Construindo Projetos de Vida no Contexto Escolar. Esse projeto teve início em 2017, onde Unidades escolares estaduais de Salvador formaram grupos de “alunos mobilizadores”, tendo como base estudantes que cursavam o primeiro ano do ensino médio naquele ano. Estes estudantes-mobilizadores atuaram como disseminadores dos conteúdos do projeto em suas escolas, tendo o auxílio de Mediadores, vinculados à Secretaria Estadual da Educação.

Nesta etapa se estão revisando conteúdos, renovando as equipes de estudantes-mobilizadores e divulgando o concurso especial para Mobilizadores 2019 (ver regulamento)

Já foram realizados mais de 50 bate-papos e estão previstos outros 30 até o final do mês. Os alunos estão muito interessados e gostariam que essa temática seja aprofundada na rotina escolar. Para Débora (nome fictício) de 16 anos, estudante de 8° ano, é muito importante “sabermos os riscos a que estamos expostas as garotas, sobretudo na gravidez e como se usam os anticoncepcionais”

Fotos dos Mediadores (Suzana, Igor e Neide)

Comentários

Mais notícias

19 | jun | 2026
A tecnologia é o principal motor da economia contemporânea, mas o acesso às suas ferramentas e oportunidades ainda é desigual. Dados de institutos de pesquisa apontam que, embora as mulheres representem a metade da população, elas ocupam menos de 25% dos cargos de liderança e técnicos na área de TI no Brasil. Quando cruzamos esses dados com o recorte de raça e a realidade do Nordeste, a subrepresentação de mulheres negras e LBT+ evidencia a urgência de ações afirmativas estruturadas.
07 | jun | 2026
Entre os dias 26 e 31 de julho de 2026, acontecerá no Rio de Janeiro a 26ª Conferência Internacional de AIDS, a AIDS 2026, no RioCentro Convention Centre. No Pavilhão 2, a Global Village reunirá cultura, arte e ativismo em HIV de várias partes do mundo. Nesse espaço tão simbólico, a Rede Lusófona de Pessoas Vivendo com HIV e a Motirô BA apresentarão um número musical no palco da Global Village. Como parte dessa apresentação, será exibida ao fundo uma homenagem especial a ativistas e pessoas que tornaram pública sua sorologia e ajudaram a construir a história da luta contra a AIDS no Brasil ao longo das últimas décadas.
28 | maio | 2026
Nos dias 26 e 27 de maio, Brasília sediou o seminário “Caminhos para o Enfrentamento da Determinação Social na Resposta à Tuberculose”, encontro promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para fortalecer estratégias de proteção social, cuidado integral e articulação intersetorial diante de uma das doenças mais marcadas pelas desigualdades sociais no país. O evento reuniu gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil para debater caminhos concretos de enfrentamento da tuberculose com base na realidade das populações mais vulnerabilizadas. Leia Mais…
13 | maio | 2026
No dia 12 de maio, a Motirô BA lançou, em parceria com o Instituto Matizes e o Banco Mundial, os resultados de uma pesquisa que lança luz sobre um dos efeitos mais perversos da discriminação: o impacto econômico da LGBTfobia no Brasil. Os números são contundentes. Segundo o estudo, o país perde cerca de R$ 94,4 bilhões por ano em razão da exclusão e do preconceito que afastam pessoas LGBTQIAPN+ do mercado de trabalho. Leia mais…