NOTÍCIAS

21 | jun | 2022

Durante quatro dias ( 9 a 12 de janeiro) uma galera de 10 jovens e artistas trabalharam na remodelação da maior escadaria da comunidade do Solar do Unhão. Com motivos escolhidos pelos jovens, que fazem referencia à jogos virtuais e internet, assim como uso livre de cores e texturas, a obra valoriza o espaço público da comunidade e dá uma nova vida à principal ligação entre o Unhão e a Gamboa, dois bairros historicamente ligados.

Sob a coordenação do artista plástico Zaca Oliveira os jovens passaram por uma qualificação nas técnicas de azulejos e pintura, assim como sobre o valor da arte para resgate dos espaços públicos. Para muitos foi a primeira experiência e ficaram gratamente surpreendidos com suas próprias capacidades. O artista comentou que nas próximas obras poderá contratar até três rapazes que se destacaram no trabalho, dando assim uma nova oportunidade laboram para os jovens.

Para Godo (16), jovem participante, foi uma revelação sua própria capacidade artística, “ agora vou fazer um bagulho desses (painel) na minha casa, e vou ficar tirando onda com o bairro”.

A escadaria tem duas leituras/desenho: uma vista desde cima (descendo) e outra vista de baixo (subindo), trabalhadas cada uma com diferentes técnicas, o que poderia considerar-se como duas obras diferentes.

A obra faz parte do projeto Unhão das Artes, financiado com recursos do Fundo Socioambiental Casa, que pretende incorporar nos jovens noções sobre o cuidado e valorização do espaço público da comunidade.

Espera-se que a escadaria seja mais um atrativo para as pessoas visitarem a Comunidade e valorizar diferentes espaços da cidade de Salvador.

Comentários

Mais notícias

13 | out | 2025
Em resposta ao preocupante aumento no número de novas infecções por HIV em Salvador, a ONG Motirô BA promove nesta terça-feira, 14 de outubro, a formação “PrEP na Quebrada: Preparados CBX”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá a partir das 13h no Centro Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, e tem como objetivo levar informação acessível e qualificada sobre prevenção e saúde sexual para a comunidade.
15 | set | 2025
O projeto “Além do Arco-Íris”, uma parceria entre o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador – MOTIRO BA e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) , está promovendo a qualificação social e profissional para 56 pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ em Salvador. Com um investimento de R$ 231.010,80 , a iniciativa garante um mínimo de 60% das vagas para pessoas trans e oferece cursos em áreas como Auxiliar de Cozinha, Garçom para turismo e Receptivo Turismo Local. O projeto também foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais através de oficinas de arte-educação, buscando fortalecer a inclusão e a empregabilidade da comunidade. Leia mais.
08 | set | 2025
A ONG Motirô BA concluiu com sucesso o encontro de mulheres e ancestralidade “Iya Ori”. Realizado ao longo de três segundas-feiras, o evento criou um espaço de acolhimento para discutir saberes ancestrais, saúde mental e a importância do autocuidado como ferramenta de fortalecimento. A jornada foi finalizada com uma oficina de turbantes, um ato simbólico de coroação e celebração da identidade e da herança cultural. O encontro cumpriu seu objetivo de formar um “quilombo de afeto”, deixando as participantes mais fortes, conectadas com suas raízes e unidas como comunidade.
05 | set | 2025
Em um evento marcante que sinaliza a reta final do curso de Auxiliar de Cozinha, os alunos do projeto “Além do Arco-Íris” participaram de uma aula especial de massas artesanais na última quinta-feira. A atividade, que aprofundou as habilidades técnicas dos futuros profissionais da gastronomia, representa o sucesso da parceria entre a Motirô BA, o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) e a SETRE. Mais do que uma aula, o momento celebrou a jornada de capacitação e empoderamento de jovens LGBTQIAPN+, que em breve estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho com talento e confiança.
14 | ago | 2025
O projeto “Além do Arco-íris”, uma parceria entre a Motirô BA e a SETRE, está capacitando profissionalmente a comunidade LGBTQIAPN+ de Salvador através de cursos como o de auxiliar de cozinha, focando na rica culinária baiana. Em um cenário de alta vulnerabilidade e desemprego para esta população no Brasil, a iniciativa se destaca por criar um caminho direto para a inserção no aquecido mercado de trabalho do turismo na Bahia, conectando talentos qualificados a oportunidades reais em um setor em plena expansão e gerando, assim, inclusão e desenvolvimento econômico.
02 | jul | 2025
Em uma aliança pioneira, a Motirô BA, o Banco Mundial e o Instituto Mais Diversidade unem forças em Salvador para uma pesquisa fundamental: vamos medir o custo real da LGBTfobia para o Brasil. Nos próximos dois meses, nossos pesquisadores estarão em campo, e a sua voz é a ferramenta mais poderosa para a mudança. Se você faz parte da comunidade LGBTQIAPN+ e for abordado(a/e), participe! Sua contribuição é essencial para transformar dados em políticas públicas que salvam vidas e constroem um futuro onde a igualdade e o respeito não sejam apenas um ideal, mas uma realidade.