Empoderamento Feminino

JUNTAS,
Empoderadas e Plurais

A Motirô BA desempenha um papel fundamental na valorização das mulheres e meninas, sejam cisgênero ou transgênero, promovendo iniciativas que fortalecem o empoderamento feminino e contribuem para a construção de um Brasil mais igualitário. 

Ao reconhecer a diversidade de identidades e experiências femininas, a Motirô BA trabalha para garantir que todas as mulheres tenham voz, espaço e oportunidades para desenvolver seu potencial. 

Por meio de ações educativas, formações profissionais, projetos culturais e redes de apoio, a organização incentiva a autonomia, a representatividade e o protagonismo feminino, combatendo estereótipos e promovendo a inclusão em diversas áreas da sociedade. 

Além disso, a Motirô BA atua na conscientização sobre a importância dos direitos das mulheres, abordando questões como equidade de gênero, combate à violência e acesso a oportunidades econômicas. 

O reconhecimento do valor das mulheres e meninas trans é um passo essencial para a construção de uma sociedade onde todas possam viver com dignidade, respeito e segurança. 

Assim, ao promover um ambiente de sororidade, justiça e transformação social, a Motirô BA se torna um agente indispensável na luta por um futuro onde todas as mulheres possam ocupar os espaços que lhes pertencem e contribuir para um país mais justo e inclusivo.

Nossas Ações em Defesa da Vida e da Dignidade das mulheres

Na Associação Motirô-BA, seguimos firmes no nosso compromisso com a transformação social, promovendo ações voltadas especialmente para mulheres cisgêneros negras e mulheres trans, com ênfase em mulheres vivendo e convivendo com HIV/AIDS. Atuamos na promoção da autonomia, do cuidado e da cidadania por meio de projetos, parcerias e ações integradas, que promovam a equidade de gênero e o empoderamento para a cidadania plena.
Entre nossas iniciativas de destaque está o projeto Empoderadas Digitais, que ofereceu oficinas práticas para que nossas participantes, mulheres positivas de Salvador, aprendessem a utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho, fortalecendo o alcance da sua rede, o ativismo, o empreendedorismo digital e a visibilidade de suas demandas e propostas. Atualmente a rede conta com mais de 50 mulheres, vivendo ou convivendo com HIV, ligadas digitalmente. Fruto desse esforço é o Núcleo de Mulheres Positivas, que coordena as ações dentro da Motirô BA.
Já o Projeto Iyá Ori – Cuidando de Nossas Raízes, apoiado pelo Fundo Agbara e CESE tem sido um espaço potente de acolhimento e fortalecimento do nosso Núcleo de Mulheres Positivas, oferecendo acompanhamento psicológico quinzenal, atendimento e orientação jurídica, apoio assistencial com alimentos e encaminhamento para testagens rápidas e seguras por meio da parceria com o Centro de Referência Xica Manicongo.
Na Motirô BA incentivamos ativamente a participação política dessas mulheres, promovendo o acesso a espaços de articulação e discussão de políticas públicas voltadas para seus direitos, saúde e bem viver. Também realizamos encaminhamentos para tratamento odontológico em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde, buscando garantir o cuidado integral à saúde.
Reconhecendo a força coletiva, oferecemos apoio institucional a ONGs lideradas por mulheres que estão começando contribuindo com orientações, formação e fortalecimento de suas ações. Estimulamos ainda o empreendedorismo feminino como ferramenta de geração de renda, autonomia e resistência.

Cada passo da Motirô-BA é guiado pela escuta, pelo afeto e pelo compromisso político com a justiça social e o enfrentamento das desigualdades. Seguimos juntas, cuidando umas das outras, sem deixar ninguém para trás.

Juntas e Empoderadas

 Motirô BA se dedica a capacitar mulheres, promovendo autonomia, igualdade e protagonismo feminino por meio de educação, formação profissional e iniciativas inclusivas. Seu compromisso é fortalecer oportunidades e garantir espaços para que todas desenvolvam seu potencial e contribuam para uma sociedade mais justa.

Mobilizadora & Coordenadora
Núcleo positHivas

Taiane

Estou aprendendo a vHIVer com mais intensidade e força há 4 anos. Amo sorrir, estar com a minha família, orar, viajar, fazer coisas que me ajudem e ajudem os demais a crescer pessoalmente e emocionalmente. Sou cristã, sou enfermeira, sou ativista, sou lutadora e defensora da vida e do amor. Acredito na força do bom pensamento. E acredito no pensamento que “há maior alegria no dar, do que em receber.”

Rosaria

Sou uruguaia, vivo no Brasil à 33 anos, tenho 25 anos vivendo com HIV e voluntária há 25 anos no GAPA-BA com Direitos Humanos. Sou mãe, avó, bisavó e neta de Africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil. Sou ativista e Mediadora de Conflitos, cuido do relacionamento individual e coletivo, passando mensagens de forma adequada e assertiva. Eu estou no ativismo para somar, dividir e multiplicar. Persistir até o fim, esse é o meu lema!

ENTIDADES PARCEIRAS

Associação Aqui tem Feira (Mussurunga)

 

     A associação nasceu do desejo de fortalecer a autoestima e a independência financeira das mulheres da comunidade, promovendo capacitações, oficinas e outras iniciativas que impactam diretamente o bem-estar coletivo e o desenvolvimento local.