NOTÍCIAS

03 | out | 2024
A pharmacist holds a vial of lenacapavir, the new HIV prevention
injectable drug, at the Desmond Tutu Health Foundation’s Masiphumelele Research Site,
in Cape Town, South Africa, Tuesday, July 23, 2024, which was one of the sites
for Gilead’s lenacapavir drug trial. (AP Photo/Nardus Engelbrecht)

A Sociedade Internacional de AIDS (IAS) elogiou a iniciativa da Gilead Sciences de ampliar o acesso ao lenacapavir, um medicamento injetável para a prevenção do HIV, por meio de versões genéricas. Em 2 de outubro de 2024, a empresa anunciou a aprovação de acordos de licenciamento não exclusivos e isentos de royalties com seis fabricantes de genéricos, com operações na Índia, Egito, Paquistão e EUA, para produzir e distribuir versões genéricas do lenacapavir em 120 países de alta incidência de HIV e com recursos limitados.

O lenacapavir atua impedindo a replicação do vírus HIV no corpo humano. Sua aplicação é feita a cada seis meses, com uma injeção subcutânea, o que o torna uma opção prática para pacientes. Especialistas acreditam que esse cronograma semestral pode aumentar a adesão ao tratamento, especialmente em áreas onde o acesso regular a serviços de saúde é limitado. Ensaios clínicos mostraram 100% de proteção contra o HIV em mais de 5.000 mulheres cisgênero na África do Sul e Uganda, e 99,9% de eficácia em homens cisgênero e pessoas com diversidade de gênero em países como Brasil, México e Tailândia.

A Gilead destacou que os acordos foram firmados antes de qualquer submissão regulatória global, com o objetivo de reduzir significativamente o tempo de entrada no mercado. Assim, os países beneficiados poderão introduzir rapidamente as versões genéricas do medicamento assim que receberem aprovação regulatória. A empresa reforça o compromisso de tornar o lenacapavir uma ferramenta essencial na prevenção do HIV, combinando eficácia e conveniência.

Embora tenha elogiado o avanço, a Sociedade Internacional de AIDS (IAS) destacou a necessidade de expandir esses acordos para outras regiões do mundo, garantindo um acesso ainda mais amplo e equitativo. A Gilead reafirma seu compromisso com a acessibilidade global e trabalha para que mais pessoas possam se beneficiar dessa inovação na prevenção do HIV.

Comentários

Mais notícias

13 | out | 2025
Em resposta ao preocupante aumento no número de novas infecções por HIV em Salvador, a ONG Motirô BA promove nesta terça-feira, 14 de outubro, a formação “PrEP na Quebrada: Preparados CBX”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá a partir das 13h no Centro Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, e tem como objetivo levar informação acessível e qualificada sobre prevenção e saúde sexual para a comunidade.
15 | set | 2025
O projeto “Além do Arco-Íris”, uma parceria entre o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador – MOTIRO BA e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) , está promovendo a qualificação social e profissional para 56 pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ em Salvador. Com um investimento de R$ 231.010,80 , a iniciativa garante um mínimo de 60% das vagas para pessoas trans e oferece cursos em áreas como Auxiliar de Cozinha, Garçom para turismo e Receptivo Turismo Local. O projeto também foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais através de oficinas de arte-educação, buscando fortalecer a inclusão e a empregabilidade da comunidade. Leia mais.
08 | set | 2025
A ONG Motirô BA concluiu com sucesso o encontro de mulheres e ancestralidade “Iya Ori”. Realizado ao longo de três segundas-feiras, o evento criou um espaço de acolhimento para discutir saberes ancestrais, saúde mental e a importância do autocuidado como ferramenta de fortalecimento. A jornada foi finalizada com uma oficina de turbantes, um ato simbólico de coroação e celebração da identidade e da herança cultural. O encontro cumpriu seu objetivo de formar um “quilombo de afeto”, deixando as participantes mais fortes, conectadas com suas raízes e unidas como comunidade.
05 | set | 2025
Em um evento marcante que sinaliza a reta final do curso de Auxiliar de Cozinha, os alunos do projeto “Além do Arco-Íris” participaram de uma aula especial de massas artesanais na última quinta-feira. A atividade, que aprofundou as habilidades técnicas dos futuros profissionais da gastronomia, representa o sucesso da parceria entre a Motirô BA, o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) e a SETRE. Mais do que uma aula, o momento celebrou a jornada de capacitação e empoderamento de jovens LGBTQIAPN+, que em breve estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho com talento e confiança.
14 | ago | 2025
O projeto “Além do Arco-íris”, uma parceria entre a Motirô BA e a SETRE, está capacitando profissionalmente a comunidade LGBTQIAPN+ de Salvador através de cursos como o de auxiliar de cozinha, focando na rica culinária baiana. Em um cenário de alta vulnerabilidade e desemprego para esta população no Brasil, a iniciativa se destaca por criar um caminho direto para a inserção no aquecido mercado de trabalho do turismo na Bahia, conectando talentos qualificados a oportunidades reais em um setor em plena expansão e gerando, assim, inclusão e desenvolvimento econômico.
02 | jul | 2025
Em uma aliança pioneira, a Motirô BA, o Banco Mundial e o Instituto Mais Diversidade unem forças em Salvador para uma pesquisa fundamental: vamos medir o custo real da LGBTfobia para o Brasil. Nos próximos dois meses, nossos pesquisadores estarão em campo, e a sua voz é a ferramenta mais poderosa para a mudança. Se você faz parte da comunidade LGBTQIAPN+ e for abordado(a/e), participe! Sua contribuição é essencial para transformar dados em políticas públicas que salvam vidas e constroem um futuro onde a igualdade e o respeito não sejam apenas um ideal, mas uma realidade.