NOTÍCIAS

16 | abr | 2025

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a ONG Motirô BA lançam hoje, 26, a campanha “Rolê da Prevenção”, que visa a disseminação de informações sobre prevenção combinada do HIV no período do Carnaval.

As atividades, que se iniciaram durante o pré-Carnaval, qualificaram cerca de 80 profissionais de saúde e pessoas educadoras de pares. Essas equipes estarão presentes durante o Carnaval, levando informações sobre HIV e AIDS, prevenção e tratamento, além de distribuir autotestes, lubrificantes e preservativos internos e externos para foliãs e foliões nas festividades.

15.840 preservativos externos garantindo proteção no Carnaval
211 preservativos internos ampliando as opções de cuidado
211 autotestes de HIV para que mais pessoas conheçam seu status
1.826 sachês de gel lubrificante para mais conforto e segurança
326 higienizadores íntimos promovendo bem-estar
1.800 ventarolas espalhando informação no calor da folia
1.200 flyers levando conhecimento sobre prevenção para todas as pessoas

Em 2025, segundo dados da Secretaria de Cultura de Salvador, a cidade espera receber cerca de 850 mil pessoas, um aumento de 6,5% em relação a 2024. As celebrações devem movimentar aproximadamente 1,8 bilhão de reais.

Para apoiar as ações, a SMS irá implementar os módulos “Fique Sabendo” e, pela primeira vez, haverá também a dispensação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), um medicamento antirretroviral utilizado após exposição ao HIV.

Essa medicação impede que o vírus se estabeleça no organismo e deve ser iniciada dentro de até 72 horas após a exposição.

“A participação da Secretaria Municipal de Saúde no projeto ‘Rolê da Prevenção’ reforça o compromisso de Salvador com a equidade e o acesso à saúde, especialmente para as populações historicamente vulnerabilizadas, como pessoas negras, jovens, pessoas trans, homens cis gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens. No Carnaval, a alegria e a liberdade devem vir acompanhadas do direito à informação e ao cuidado. Por isso, fortalecer a distribuição de insumos de prevenção combinada, realizar testagem no circuito e fornecer informações sobre PEP e PrEP, são essenciais durante o maior carnaval do mundo”, diz Djara Mahim, subcoordenadora de Cuidados Transversais em Saúde. “Além disso, ter a participação de liderança comunitária e mobilizadores sociais nesse projeto é essencial, pois quem vive a realidade da prevenção e do enfrentamento ao HIV sabe quais estratégias fazem a diferença na ponta”, finaliza.

O direcionamento e a liderança da sociedade civil nas ações de Salvador são pontos de destaque, uma vez que, de acordo com o UNAIDS, a integração das comunidades nos papéis de liderança deve ser encorajada em todos os planos, ações e programas de HIV.

“A Motirô BA está dando apoio às unidades fixas da SMS, colocadas circuitos da Barra e Campo Grande, com a distribuição de insumos de prevenção, abordagens informativas, encaminhamento para testagens e acesso à PrEP. O Carnaval é uma oportunidade ímpar para ajudar a vencer barreiras, permitindo que populações mais vulneráveis tenham contato com unidades especiais de saúde no ‘meio da multidão’ e, assim, superem o estigma de ir a uma unidade fixa em sua própria comunidade”, enfatiza Javier Angonoa, diretor da ONG Motirô-BA.

A parceria entre sociedade civil e gestões governamentais serve para preencher possíveis lacunas entre os serviços de saúde essenciais e as populações que ainda têm dificuldade de acessá-los.

“O Carnaval é uma ótima oportunidade para falar sobre saúde e prevenção para a população negra de Salvador. É uma forma de simultaneamente celebrarmos a maior festa popular do país e de reafirmarmos as metas locais e globais do UNAIDS”, diz Gabriel Borba, responsável por legislativo e populações do UNAIDS Brasil. “O UNAIDS apoia o alcance e a sustentabilidade das ações em Salvador e parabeniza a parceria entre a SMS e a ONG Motirô BA, com a certeza de que estamos no caminho certo para acabarmos com a AIDS como ameaça de saúde pública até 2030”, completa.

Salvador: um cenário estratégico para a prevenção

Todas as ações estão em sintonia com os objetivos do projeto Brasil Saudável e com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 18, de Igualdade Étnico-Racial, uma iniciativa voluntária do Brasil que busca colocar a resposta ao racismo no centro dos esforços para alcançar tanto os ODS quanto as metas da Agenda 2030.

Sendo a cidade mais negra fora do continente africano e palco do maior Carnaval do Brasil, Salvador é um cenário ideal para políticas de prevenção, cuidado e saúde.

Comentários

Mais notícias

13 | out | 2025
Em resposta ao preocupante aumento no número de novas infecções por HIV em Salvador, a ONG Motirô BA promove nesta terça-feira, 14 de outubro, a formação “PrEP na Quebrada: Preparados CBX”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá a partir das 13h no Centro Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, e tem como objetivo levar informação acessível e qualificada sobre prevenção e saúde sexual para a comunidade.
15 | set | 2025
O projeto “Além do Arco-Íris”, uma parceria entre o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador – MOTIRO BA e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) , está promovendo a qualificação social e profissional para 56 pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ em Salvador. Com um investimento de R$ 231.010,80 , a iniciativa garante um mínimo de 60% das vagas para pessoas trans e oferece cursos em áreas como Auxiliar de Cozinha, Garçom para turismo e Receptivo Turismo Local. O projeto também foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais através de oficinas de arte-educação, buscando fortalecer a inclusão e a empregabilidade da comunidade. Leia mais.
08 | set | 2025
A ONG Motirô BA concluiu com sucesso o encontro de mulheres e ancestralidade “Iya Ori”. Realizado ao longo de três segundas-feiras, o evento criou um espaço de acolhimento para discutir saberes ancestrais, saúde mental e a importância do autocuidado como ferramenta de fortalecimento. A jornada foi finalizada com uma oficina de turbantes, um ato simbólico de coroação e celebração da identidade e da herança cultural. O encontro cumpriu seu objetivo de formar um “quilombo de afeto”, deixando as participantes mais fortes, conectadas com suas raízes e unidas como comunidade.
05 | set | 2025
Em um evento marcante que sinaliza a reta final do curso de Auxiliar de Cozinha, os alunos do projeto “Além do Arco-Íris” participaram de uma aula especial de massas artesanais na última quinta-feira. A atividade, que aprofundou as habilidades técnicas dos futuros profissionais da gastronomia, representa o sucesso da parceria entre a Motirô BA, o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) e a SETRE. Mais do que uma aula, o momento celebrou a jornada de capacitação e empoderamento de jovens LGBTQIAPN+, que em breve estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho com talento e confiança.
14 | ago | 2025
O projeto “Além do Arco-íris”, uma parceria entre a Motirô BA e a SETRE, está capacitando profissionalmente a comunidade LGBTQIAPN+ de Salvador através de cursos como o de auxiliar de cozinha, focando na rica culinária baiana. Em um cenário de alta vulnerabilidade e desemprego para esta população no Brasil, a iniciativa se destaca por criar um caminho direto para a inserção no aquecido mercado de trabalho do turismo na Bahia, conectando talentos qualificados a oportunidades reais em um setor em plena expansão e gerando, assim, inclusão e desenvolvimento econômico.
02 | jul | 2025
Em uma aliança pioneira, a Motirô BA, o Banco Mundial e o Instituto Mais Diversidade unem forças em Salvador para uma pesquisa fundamental: vamos medir o custo real da LGBTfobia para o Brasil. Nos próximos dois meses, nossos pesquisadores estarão em campo, e a sua voz é a ferramenta mais poderosa para a mudança. Se você faz parte da comunidade LGBTQIAPN+ e for abordado(a/e), participe! Sua contribuição é essencial para transformar dados em políticas públicas que salvam vidas e constroem um futuro onde a igualdade e o respeito não sejam apenas um ideal, mas uma realidade.