NOTÍCIAS

29 | jun | 2022

A Favela Venceu! é um projeto inovador que visa contribuir diretamente na amenização da crise social, psicológica, econômica e produtiva gerada pela pandemia do coronavirus junto a 400 famílias das comunidades /favelas do a Alagados (6 bairros), Mata Escura, Gamboa e Solar do Unhão, na cidade de Salvador.

O formato adotado de supressão pela quarentena no Brasil não é factível para a realidade de 11,5 milhões de habitantes das comunidades menos favorecidas do Brasil , pois vários motivos: os adultos economicamente ativos não podem ficar por um longo período em isolamento sem poder batalhar pelo sustento da família; as moradias não tem capacidade nem conforto para comportar todas as pessoas de uma família por um longo tempo.

Assim se não for criada uma estratégia que abranja um apoio eficiente de recursos em espécie, comunicação precisa e ações que façam que as famílias não precisem sair desesperadamente na procura do sustento e abandonar o isolamento, o contágio comunitário é eminente e perigoso.

A Favela Venceu! Uma iniciativa coordenada pelo Grupo Cultural Bagunçaço, e Motirô BA, com apoio de IKIGAI Brasil, parcerias associadas e lideranças comunitárias, baseia-se num tripé: apoio às famílias mais vulneráveis, apoio à economia local nas comunidades e evitar o contágio comunitário.

A estratégia comporta:

Captar recursos: financeiros, em mercadorias e humanos para apoiar as famílias nas comunidades/ favelas mais carentes; apoiar o empreendedorismo local; priorizar as mulheres chefas de família; e incentivar os comportamentos de segurança, dentro das possibilidades das favelas.

Comentários

Mais notícias

18 | fev | 2026
O projeto “Rolê da Prevenção”, fruto de uma parceria estratégica entre a Motirô BA e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, demonstrou o impacto positivo da equidade no SUS durante o Carnaval. Através de uma equipe multidisciplinar e de educadores de pares, a iniciativa promoveu o diagnóstico precoce de HIV/ISTs e distribuiu mais de 1,5 milhão de insumos, alcançando populações vulneráveis e trabalhadores da folia que enfrentam barreiras históricas de acesso à saúde. O sucesso da ação reforça a urgência de democratizar o acesso à PrEP nas periferias e comprova que a união entre sociedade civil, academia e gestão pública é o caminho essencial para garantir um cuidado integral, humanizado e eficaz para todos.
13 | fev | 2026
No Carnaval de Salvador de 2026, a parceria estratégica entre Motirô BA, SMS e UNAIDS intensifica as ações de prevenção às ISTs nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande através do projeto Rolê da Prevenção. Com o diferencial da educação entre pares — mobilizadores que pertencem às populações prioritárias —, a iniciativa busca humanizar o atendimento e reduzir o estigma para trabalhadores informais, catadores e a comunidade LGBTQIAN+. Após o sucesso de 2025, as metas para este ano são ambiciosas: dobrar a distribuição de insumos e o número de atendimentos, facilitando o diagnóstico precoce e o acesso gratuito a testes rápidos e preservativos de alta tecnologia para garantir uma folia segura e inclusiva.
13 | out | 2025
Em resposta ao preocupante aumento no número de novas infecções por HIV em Salvador, a ONG Motirô BA promove nesta terça-feira, 14 de outubro, a formação “PrEP na Quebrada: Preparados CBX”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá a partir das 13h no Centro Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, e tem como objetivo levar informação acessível e qualificada sobre prevenção e saúde sexual para a comunidade.
15 | set | 2025
O projeto “Além do Arco-Íris”, uma parceria entre o Grupo de Apoio às Mulheres Positivas de Salvador – MOTIRO BA e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) , está promovendo a qualificação social e profissional para 56 pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ em Salvador. Com um investimento de R$ 231.010,80 , a iniciativa garante um mínimo de 60% das vagas para pessoas trans e oferece cursos em áreas como Auxiliar de Cozinha, Garçom para turismo e Receptivo Turismo Local. O projeto também foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais através de oficinas de arte-educação, buscando fortalecer a inclusão e a empregabilidade da comunidade. Leia mais.